
Ao Clero e a todos os fiéis de nossa Diocese,
Deus bom e fiel chamou a si na manhã deste dia em que ressoam os sinos da alegria Pascal, o querido Papa Francisco, servo bom e fiel, profeta de nosso tempo conturbado. Sua vida foi um itinerário de dedicação e entrega da vida pelo Evangelho. Foi o primeiro papa nascido na América Latina, que levou à Igreja toda a consciência e a verdade de que a opção pelos pobres é na prática, a práxis de Jesus.
A Diocese de Santo André, por meio de seu bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, une-se à Igreja em todo o mundo para expressar profunda dor pelo falecimento do Papa Francisco. Um pastor que soube ouvir, acolher e caminhar junto ao povo de Deus, Francisco marcou a história da Igreja com sua simplicidade, coragem e amor incondicional aos mais pobres.
Desde o início de seu pontificado, sonhou e trabalhou por uma Igreja sinodal, onde cada fiel fosse chamado a participar ativamente da missão evangelizadora. Conduziu-nos pelo caminho da escuta, do discernimento e da unidade, recordando-nos que a Igreja não é uma instituição isolada, mas um povo em peregrinação, sempre em saída, sempre a serviço do Evangelho.
Sua voz profética ressoou além das fronteiras da Igreja. Defendeu com ardor a dignidade humana, denunciou a indiferença frente ao sofrimento dos mais vulneráveis, clamou pela paz em tempos de guerra e insistiu na necessidade do cuidado com a Casa Comum, nossa criação. Trouxe de volta ao centro da vida cristã a misericórdia, mostrando que Deus não se cansa de amar e perdoar.
Hoje, a Igreja chora sua partida, mas também exalta sua vida. Seu testemunho não se apagará, pois permanece nas vidas transformadas por seu exemplo de fé e serviço. Como Francisco de Assis, a quem escolheu como inspiração, foi um homem que viveu para reconstruir a Igreja, tornando-a mais próxima, mais humana e mais fiel ao Evangelho.
Que Maria, Mãe da Igreja, a quem Francisco tanto amou, o conduza com ternura ao encontro definitivo com Cristo.
Diocese de Santo André
Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo Diocesano
Missa
Uma missa foi realizada na Igreja Matriz de Santo André. Durante as orações, Dom Pedro relembrou que foi nomeado bispo da Diocese de Santo André por Francisco, no dia 27 de maio de 2015. Além da leitura da última Homilia escrita pelo Santo Padre, o bispo ressaltou o legado deixado para todos os católicos.
“O Papa Francisco foi um bom pai para todos nós. Um verdadeiro Papa no sentido de que ele acolheu todos com sua misericórdia, seu amor, convidando-nos a sermos missionários do reino de Deus. Dando esperança e fortalecendo a Igreja. Dando atenção a cada um, em especial, aos pequenos e pobres.”, disse Dom Pedro.