
A morte do Papa Francisco, na madrugada desta segunda-feira (21/04), repercutiu entre os políticos da região. Mensagens de lamentação e o reforço do legado do pontífice foram publicadas pelas redes sociais poucas horas após o anúncio do falecimento.
Gilvan Jr: ‘Foi uma referência mundial de empatia, diálogo e coragem’
“Partiu hoje um homem que fez história. O Papa Francisco não foi apenas o líder da Igreja Católica. Foi referência mundial de empatia, diálogo e coragem. Um Papa que aproximou, acolheu e inspirou. Com palavras simples e gestos profundos, ele tocou corações ao redor do mundo – inclusive de quem não era religioso. Sempre ao lado dos pobres, dos excluídos, da paz. Sua mensagem continuará ecoando por muito tempo. E seu exemplo continuará nos desafiando a sermos melhores.”, escreveu o prefeito de Santo André, Gilvan Jr. (PSDB).
Marcelo Lima: ‘A humanidade perdeu hoje um de seus grandes líderes’
“A humanidade perdeu hoje um de seus grandes líderes. O primeiro Papa latino inspirava por sua humildade, pela busca da paz, pela defesa das crianças e pelo amor ao próximo. O grande ser humano se foi, mas fica a sua mensagem de solidariedade e empatia.”, escreveu o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Marcelo Lima (Podemos).
Tite: ‘Amor e respeito sempre estiveram presentes em suas palavras’
“Acordamos nesta segunda-feira com a triste notícia do falecimento do Papa Francisco. Amor e respeito sempre estiveram presentes em suas palavras. E assim que todos devemos nos lembrar deste líder religioso, que espalhou seus ensinamentos a todos os cristãos. Que sejamos mais amorosos, empáticos e solidários, para que nossa sociedade viva tempos de paz.”, escreveu o prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL).
Marcelo Oliveira: ‘Um líder que transcendeu fronteiras e tocou o mundo’
“Com imensa dor no coração, recebemos a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Um líder que transcendeu fronteiras e tocou o mundo com sua simplicidade, humildade e amor incondicional pelos mais pobres e excluídos. O Papa Francisco nos ensinou, com palavras e ações, o verdadeiro significado do Evangelho – viver com fé, compaixão e coragem diante das injustiças.
Hoje, o céu recebe um verdadeiro servo de Deus, e nós, aqui na Terra, choramos a partida de um Pai espiritual que fez história com sua ternura e firmeza. Em nome da cidade de Mauá, nos unidos em oração para que sua alma encontre descanso no abraço eterno do Pai. Que sua luz continue a nos inspirar a construir um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno.”, escreveu o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT).
Guto: ‘Santo homem que foi exemplo de amor’
“Legado de coragem. A gente começa a semana com a triste notícia da morte do Papa Francisco. Santo homem que foi exemplo de amor, de doação por aqueles que mais precisam. Deixa como uma de suas principais marcas a busca incessante pela paz. Argentino que ganhou o mundo por sua bondade, pela simplicidade, e que agora descansa com Deus Pai. Que seus ensinamentos sejam inspiração para nossas vidas.”, escreveu o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL).
Alex Manente: ‘Pregou o amor cristão e o respeito às diferenças’
“Os católicos do mundo inteiro estão de luto pela morte do Papa Francisco, o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica. O Papa defendeu a paz, os mais pobres e foi exemplo de humildade. Pregou o amor cristão e o respeito às diferenças em tempos difíceis. Nossas orações estão hoje com Francisco.”, escreveu o deputado federal Alex Manente (Cidadania).
Vicentinho: ‘Obrigado Papa Francisco’
O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT) publicou em sua conta nas redes sociais uma foto do Papa Franscisco com a frase “não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça com desigualdade”. E na legenda escreveu “Obrigado Papa Francisco”.
Ana Carolina Serra: ‘Que Deus te receba com o mesmo carinho com que você sempre acolheu a todos’
“O Papa Francisco se foi… e junto com ele vai uma parte da esperança que ele sempre soube renovar na gente, mesmo nos dias mais difíceis. Sempre me emocionei com sua forma de olhar o mundo – com ternura, com coragem, com verdade. Ele falava simples, mas tocava fundo. Defendia os vulneráveis, chamava todos ao cuidado, ao respeito, ao amor. Que Deus te receba com o mesmo carinho com que você sempre acolheu a todos, Papa Francisco.”, escreveu a deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania).
Carla Morando: ‘Um líder espiritual que marcou a história com sua simplicidade’
“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento do Papa Francisco. Um líder espiritual que marcou a história com sua simplicidade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis. Seu legado de fé, diálogo e solidariedade continuará inspirando gerações no mundo inteiro. Neste momento de luto, solidarizo-me com a família do Papa e me uno na dor com todos os católicos e todos aqueles que encontraram em suas palavras e gestos uma fonte de esperança e amor ao próximo. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia.”, escreveu a deputada estadual Carla Morando (PSDB).
Ediane Maria: ‘Que seu legado contra o conservadorismo permaneça vivo e operante’
“Amanhecemos hoje com a triste notícia da partida do Papa Francisco. Ele que foi o primeiro papa jesuíta e latino-americano da história e pôde conduzir a Igreja Católica na defesa de pautas importantíssimas, que foram negligenciadas ao decorrer da história. Que seu legado contra o conservadorismo permaneça vivo e operante. Descanse em paz.”, escreveu a deputada estadual Ediane Maria (PSOL).
Luiz Fernando: ‘Papa Francisco foi considerado o Papa dos pobres’
“Lamentavelmente, o mundo se despede do Papa Francisco. Aos 88 anos, lutava contra as complicações de uma pneumonia. Papa Francisco foi considerado o Papa dos pobres, sempre uma voz atuante contra a forme, contra a ganância e contra as guerras. Um grande líder religioso que foi marcado na história e que vai fazer uma falta.”, escreveu o deputado estadual Luiz Fernando (PT).
Thiago Auricchio: ‘Francisco nos ensinou que a fé caminha junto da compaixão’
“Com imensa tristeza, recebo a notícia do falecimento do Papa Francisco. Um líder que conquistou o mundo com sua humildade, firmeza e amor pelos mais pobres. Seu pontificado foi marcado pelo diálogo, pela defesa da paz, da justiça social e pelo cuidado com o próximo, especialmente os esquecidos.
Francisco nos ensinou que a fé caminha junto da compaixão, que a Igreja deve estar ao lado dos que sofrem e que o amor é o maior testemunho cristão. Hoje o mundo perde uma grande referência espiritual. Que Deus o receba com misericórdia e que seu legado continue a nos inspirar.”, escreveu o deputado estadual Thiago Auricchio (PL).
Rômulo Fernandes: ‘Ele cumpriu o principal mandamento de Cristo, que é amar aos outros como a si mesmo’
“O Papa Francisco deixa um legado na história da humanidade pela sua luta em favor dos pobres e dos marginalizados. Durante os 88 anos, ele cumpriu o principal mandamento de Cristo, que é amar aos outros como a si mesmo. Que Deus conforte os nossos corações.”, escreveu o deputado estadual Rômulo Fernandes (PT).
Barba: ‘ Sua trajetória nos fez mais humanos’
“Recebi, com profunda tristeza, a notícia da morte do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira, 21. Jorge Mario Bergolio, o Papa Francisco nos deixa um legado de reencontro cristão do amor ao próximo. Nesses 12 anos, que esteve à frente da Igreja Católica, o pontífice pregou a paz, se colocou na luta contra as injustiças e a intolerância, condenou os preconceitos e a discriminação e fez opção pelos pobres. Sua trajetória nos fez mais humanos e é sem dúvida inspiradora para a nossa luta. Companheiro Papa Francisco, sempre presente.”, escreveu o deputado estadual Teonílio Barba (PT).