
Os beneficiários do INSS devem manter seus dados de contato sempre atualizados. Esses dados são utilizados pelo Instituto quando há necessidade de entrar em contato com o cidadão para oferecer informações gerais ou de interesse particular.
Alguns dos motivos para o INSS entrar em contato são: dar resposta a uma solicitação que o segurado já fez; informar que é necessário apresentar documentação complementar para dar andamento a um requerimento (o chamado cumprimento de exigência); convocar a pessoa para comparecimento presencial; entre outros.
É importante que o segurado fique atento! O INSS não solicita informações quando faz contato com o beneficiário; apenas presta informações!
As principais formas para atualizar seus dados são pelo Meu INSS e pelo telefone 135. No aplicativo Meu INSS ou site gov.br/meuinss, é preciso fazer login com CPF e senha cadastrados no sistema Gov.br. Depois, escrever “Meu Cadastro” na barra de busca e clicar nesse serviço. Em seguida, vá em “Editar dados de contato” e preencha os campos que precisam de atualização. Para finalizar, basta clicar em “Alterar Dados”.
Também é possível ligar para o telefone 135 e fazer a atualização cadastral com a ajuda de um atendente. A Central Telefônica 135 funciona com atendimento humano de segunda a sábado, das 7h às 22h.