
Santo André realiza, no sábado (26/04), às 15h, a reinauguração da Casa da Palavra Mário Quintana, equipamento cultural da cidade, localizado na Praça do Carmo, no Centro. No evento acontece a “Conversa sobre literatura andreense”, bate-papo entre três autores com atuação literária e cultural no município: Eduardo Kaze, Thina Curtis e Marcelo Mendez. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
O encontro propõe refletir sobre as múltiplas vozes da literatura local, os caminhos da produção independente, a relação dos autores com o território andreense e os desafios de se fazer arte fora dos grandes centros editoriais.
Thina Curtis, também conhecida como “Dona Fanzine”, é poeta, arte-educadora e uma das principais referências em fanzines no Brasil. Marcelo Mendez é jornalista, escritor e cronista da cidade, autor de obras que exploram a várzea, a música e os afetos do ABC. Já Eduardo Kaze é escritor e jornalista, criador da série Os Livros de Jizu, a primeira HQ ilustrada por inteligência artificial do Brasil, e atuante na cena cultural da região há duas décadas.
A reabertura da Casa da Palavra marca um novo ciclo para o espaço, que deve abrigar ao longo do ano oficinas, lançamentos, encontros literários e ações de fomento à leitura e à criação artística.