
Santo André lançou, nesta terça-feira (22/04), a formação “Henducadores Mirins”, iniciativa do Programa Hendu – Reconexão com o Meio Ambiente sob o Olhar Infantil, desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
O Hendu foi criado durante a pandemia para servir de espaço de sensibilização ambiental para o público infantojuvenil em um período de isolamento, trazendo atividades virtuais, dicas de filmes e de leitura. Agora, o programa expande seu alcance com foco no protagonismo das crianças para a construção de um futuro mais sustentável.
As crianças participantes aprofundarão seus laços com a natureza, para compreender os impactos das alterações climáticas em seu cotidiano e a disseminar práticas sustentáveis em suas comunidades. A proposta do projeto é atuar em parceria com entidades assistenciais, sendo que a estreia ocorreu na entidade Todo Mundo Feliz, na Vila Príncipe de Gales. Para celebrar o Dia da Terra (22/04) e como parte da atividade, as crianças realizaram um juramento de proteção ao planeta.
Inicialmente, a iniciativa atende cerca de 90 crianças com idades entre 4 e 11 anos, distribuídas em três turmas-piloto de entidades assistenciais andreenses. Os encontros mensais, que ocorrerão de abril a novembro, incluirão um diagnóstico inicial, atividades de sensibilização e imersão na natureza, além de ações práticas como a implementação de TiNis e discussões sobre mudanças climáticas.
O programa também prevê encontros com educadores e familiares, visando ampliar o impacto da iniciativa no entorno das crianças. Ao final da formação, será realizada uma cerimônia de encerramento com a certificação dos Henducadores Mirins.