
Neste fim de semana, três equipes do ABC entram em campo em busca de vitória em suas respectivas competições. O São Bernardo tenta a primeira vitória após um empate e uma derrota no início da Série C, já o Água Santa não conseguiu nenhum ponto sequer na série D e corre para mudar a chave.
No Paulistão Sub-23 segunda divisão, o Mauá FC vive situação oposta e tenta emplacar sequência de vitórias. Mauaense fica de fora da rodada devido ao regulamento.
Série C
A terceira divisão nacional não é fácil e o único representante do ABC na competição, o São Bernardo FC, tem sofrido na pele esse início melancólico. Após uma boa campanha da equipe no Paulistão, que assegurou uma vaga para as semifinais, sendo líder do grupo D, além de protagonizar a segunda melhor campanha na fase de grupos, o Tigre não teve um início fácil no Brasileirão, onde acumula até então um empate e uma derrota.
Na primeira partida, a equipe recebeu o ABC-RN, onde empatou em 1×1, já no segundo confronto o Bernô viajou até o sul para enfrentar o Maringá, a derrota por 1×0 ficou marcada por polêmicas de arbitragem, que irritaram a equipe.
“Sabíamos que seria uma partida difícil fora de casa contra um dos clubes que está em ascensão e venceu na primeira rodada, mas infelizmente fomos penalizados por um lance que consideramos injusto”, conta Pedro Carrerette, zagueiro titular da equipe na partida.
Para superar as dificuldades, a equipe entra em campo neste domingo (27/04) para enfrentar a equipe do Itabiana-SE, estreante na competição. A partida acontece às 16h30, no Estádio Etelvino Mendonça “Mendonção”, localizado na cidade que leva o mesmo nome do clube. A partida será transmitida pelos serviços de streaming Nosso Futebol e DAZN.
Após a derrota no último final de semana, o zagueiro falou sobre a oportunidade que recebeu na partida e lamentou o resultado negativo. “Fico feliz por ter recebido essa oportunidade de iniciar entre os titulares. É sempre uma responsabilidade e uma honra defender o São Bernardo. Mas claro que a gente sai triste por não ter conseguido um resultado positivo”, afirmou Carrerette, que está no Tigre desde 2024.
Série D
Na última divisão o Netuno vive uma situação bem parecida com o rival, isso porque a equipe também busca sua primeira vitória na competição. Acontece que a equipe de Diadema perdeu logo de cara seu primeiro jogo para Pouso Alegre-MG.
O representante do ABC vem de uma campanha ruim no estadual, onde foi rebaixado, e mesmo após diversas contratações e até mudanças no corpo técnico, parece que a maré de azar prevalece. A próxima partida será contra o Nova Iguaçu-RJ, neste sábado (26/04) às 16h, no Estádio Jânio Moraes, com capacidade para apenas 1.800 torcedores, localizado na cidade carioca de mesmo nome.
Na quarta divisão, as equipes são divididas em grupos regionais, o que facilita a locomoção para jogos fora de casa, diferentemente do Tigre, que viajará cerca de 2.200 Km para jogar no nordeste, o Netuno ficará na região sudeste e terá que se deslocar apenas 427 km. Além do Nova Iguaçu-RJ e Pouso Alegre-MG o grupo do Água Santa é composto por Maricá-RJ, Boavista-RJ, Portuguesa-SP, Porto Vitória-ES e Rio Branco-ES.

Polêmicas na Série D
Cerca de dois dias antes do início da Série D, que começou oficialmente no dia 19 de abril, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um ofício proibindo os clubes participantes de venderem os direitos de transmissão de suas partidas.
A decisão caiu como uma bomba entre as equipes, especialmente porque muitas já haviam negociado esses direitos. Mesmo assim, alguns clubes optaram por desobedecer a determinação da CBF e continuam transmitindo seus jogos. É o caso de Porto Vitória e Portuguesa, adversários do Água Santa no Grupo F, que seguem exibindo suas partidas gratuitamente em seus respectivos canais no YouTube.
Por esse motivo, ainda não há informações oficiais sobre a transmissão das partidas do Água Santa.
Vale lembrar que a competição já começou envolta em polêmicas. A CBF adiou o início da Série D, alegando, também via ofício, que o motivo seriam pendências técnicas envolvendo alguns clubes.
“Em ofício enviado aos clubes e aos presidentes das federações estaduais, a CBF justificou o adiamento da primeira rodada do Brasileirão Série D 2025 nas dificuldades encontradas por alguns clubes participantes em obter os laudos e outros documentos técnicos obrigatórios no prazo estipulado pela organização”, informa o Água Santa via nota oficial.
Sub-23 Segunda Divisão
A última divisão estadual profissional, teve seu início no último final de semana. O ABC conta com dois representantes na competição, Mauá FC e Mauaense, que tiveram um início relativamente positivo. A Locomotiva (Mauaense) viajou até Mogi e arrancou um empate contra o União Mogi. Já o índio (Mauá FC) recebeu o Manthiqueira em casa e conseguiu uma vitória por 2×1.
Na próxima rodada apenas o Mauá FC entra em campo fora de casa, contra o ECUS, neste sábado (26/04) às 15h. A partida será disputada no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira em Suzano.

O Mauaense por sua vez fica de fora da rodada, devido ao regulamento da competição, isso porque as equipes são dividias em três grupos de cinco equipes, cada rodada uma equipe fica de fora, e jogará essa partida “perdida” depois, em um jogo que será remarcado. Ambas as equipes estão no grupo três, que é composto por União Mogi, ECUS de Suzano e Manthiqueira de Guaratinguetá, sendo o último o confronto mais longe, já que os outros adversários são relativamente pertos um dos outros.
Além das equipes de Mauá, a Segunda Divisão, também possui algumas equipes tradicionais do futebol paulista, como o Flamengo de Guarulhos, Batatais, Olimpia e Tupã. As partidas são transmitidas gratuitamente no canal do Paulistão no YouTube.
Regulamento
As 15 equipes serão divididas em três grupos regionalizados, onde se enfrentam em dois turnos e classificam-se os dois times mais bem classificados, além dos dois melhores terceiros. Os 8 clubes que avançarem serão divididos em dois grupos por critérios técnicos, classificando os dois melhores à semifinal, onde os acessos serão disputados em mata-mata.
Em caso de empates nesta fase e na decisão do título, prevalecerá a melhor campanha na somatória das fases.
Será permitida a inscrição de até três atletas acima de 23 anos.