
Lançado no início deste mês, o programa de benefícios do Shopping Metrópole tem como objetivo aprimorar a experiência de compra e oferecer vantagens exclusivas aos clientes mais frequentes. Por meio da iniciativa, os participantes acumulam benefícios de acordo com a frequência e o volume de compras realizadas. Entre as recompensas estão descontos progressivos, vantagens em diversas lojas parceiras e sorteios mensais. Um dos principais atrativos é a possibilidade de obter descontos e até isenção no estacionamento, conforme o desempenho do cliente no programa.
Segundo Valéria De Biasi, superintendente do Shopping Metrópole, a ação visa reconhecer, de forma personalizada, a fidelidade dos consumidores. “Queremos valorizar quem escolhe o Metrópole como seu destino de compras e lazer. Este programa foi pensado para oferecer benefícios reais, que façam diferença no dia a dia dos nossos frequentadores”, afirma.
A adesão é simples: ao baixar o aplicativo do Shopping Metrópole e cadastrar uma nota fiscal de qualquer valor, o consumidor já passa a integrar o programa, tornando-se Cliente 1 Estrela e garantindo 10% de desconto no estacionamento. Ao acumular R$ 3 mil em compras e registrar, no mínimo, dez notas fiscais, o cliente sobe para a categoria 2 Estrelas e passa a contar com 50% de desconto. Para alcançar a categoria 3 Estrelas, é necessário atingir R$ 6 mil em compras e cadastrar ao menos 20 notas. Nesse estágio, o benefício é a isenção total para até 5 horas no estacionamento.
Além dessa vantagem, os clientes do programa têm acesso a ofertas especiais em estabelecimentos participantes, que abrangem moda, gastronomia, autocuidado, utilidades e entretenimento. O programa já estreia com mais de 20% das lojas participantes e mais de 120 benefícios cadastrados.
Outro destaque da iniciativa são os sorteios mensais, realizados ao longo de todo o ano, com prêmios exclusivos para cada categoria. Neste primeiro mês, serão sorteadas três scooters elétricas: uma para cada grupo. O Cliente 1 Estrela concorre a uma Joy Super 800W; o Cliente 2 Estrelas, a uma MIA 1000W; e o Cliente 3 Estrelas, a uma X12 1000W. A ação segue o modelo adotado pela Allos, administradora do empreendimento.
Experiência de consumo
O modelo de Programa de Benefícios da Allos, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil, deve ser implementado em todo o portfólio da companhia. Segundo o Censo Brasileiro de Shopping Centers de 2024, apenas 26% dos 648 empreendimentos no Brasil contam com programa de benefícios e 39% possuíam aplicativo próprio.
Com apps exclusivos para cada shopping, o Programa de Benefícios Allos oferece uma jornada digital diferenciada, que conecta lojistas e clientes de forma conveniente. Um dos propósitos é fortalecer o vínculo com os consumidores.
O programa também se destaca como uma ferramenta estratégica para aprofundar o relacionamento com os consumidores. Atualmente, são mais de 2 milhões de pessoas cadastradas nos 11 shoppings participantes. Em 2024, a companhia atingiu 50 milhões de sessões no ano, com uma média de 6,2 milhões por shopping, demonstrando seu potencial para conhecer melhor o perfil e os hábitos dos consumidores.
Adesão dos lojistas
Além de proporcionar benefícios exclusivos para os consumidores, o programa também gera impactos positivos para os lojistas, ampliando as oportunidades de aquisição e engajamento com os clientes. Com um conhecimento aprofundado sobre o comportamento e a aplicação de estratégias de hipersegmentação, é possível impactar diferentes jornadas de compra, entregando conteúdos mais assertivos das marcas e oferecendo benefícios relevantes para cada cliente.
Atualmente, mais de 630 marcas fazem parte do programa, o que proporciona uma variedade de benefícios e experiências únicas. Entre elas, destacam-se Outback, Natura, Bacio di Latte, Kopenhagen, L’Occitane, Granado e Samsung.
Em 2024, mais de 30% dos lojistas disponibilizaram cerca de 10 mil benefícios cada vez mais atrativos aos membros do programa, o que evidencia que os lojistas reconhecem o Programa de Relacionamento como uma ferramenta potente para o aumento de fluxo e recorrência dos consumidores, o que impulsiona as vendas.
Essas ações do Programa em conjunto com os lojistas já proporcionaram um aumento de até 15% nas vendas e um impacto de até 50% de novos clientes para suas lojas oriundos das campanhas segmentadas. Um dos exemplos de sucesso é a parceria com o Outback que já impactou cerca de 32 mil pessoas, das quais 50% eram novos clientes, demonstrando seu potencial p