
Balanço final da segunda edição da Operação Divisas Seguras, ação articulada e integrada entre as Guardas Civis Municipais (GCMs) da região, realizada na quinta-feira (17/04), mostrou mais uma vez efetividade em sua proposta de enfrentamento da criminalidade na região.
A ação teve como ponto de partida o Paço Municipal de Mauá. Esta foi a segunda operação articulada pelo Consórcio ABC, com a proposta de promover a integração entre os municípios em diversas frentes, com destaque para a segurança pública.
A mobilização contou com a participação de 40 viaturas das GCMs da região e demais forças de apoio. A força-tarefa realizou 13 autuações lavradas por infrações diversas, incluindo um indivíduo capturado com mandado de prisão por tráfico de drogas, localizado e detido pela equipe da Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da GCM de Mauá, um indivíduo detido em flagrante por tráfico de entorpecentes pela equipe das Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas (Rotam) da GCM de São Caetano e um indivíduo detido em flagrante por furto a estabelecimento comercial pela equipe de Romu da GCM de São Bernardo.
Além disso, foram averiguados 19 veículos: 16 motocicletas e 3 automóveis, incluindo 8 motocicletas removidas por irregularidades. A mobilização contou com a participação exclusiva das forças de segurança municipais com efetivos das cidades da região, em um esforço conjunto para ampliar a proteção à população da região.
Também denominada Operação Força Azul Marinho, em alusão à cor do uniforme das corporações municipais, a iniciativa foi planejada durante reuniões sobre Segurança no Consórcio ABC, com participação dos comandantes das GCMs. A operação tem respaldo da Lei 13.022/2014, que estabelece normas gerais para as guardas municipais em todo o Brasil.
A primeira edição da iniciativa ocorreu em Santo André, em setembro de 2024. “Esta é uma política regional de segurança pública que busca promover a integração e a colaboração entre os municípios, fortalecendo as ações estratégicas no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Os resultados demonstram o alto nível de preparo das equipes envolvidas”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva.