
Uma ferramenta digital que permite visualizar oportunidades e identificar melhores locais para abrir um negócio; diminuir riscos financeiros e operacionais para empreendedores; evitar concentração de serviços em determinadas áreas da cidade; e fomentar a o crescimento de regiões com potencial de desenvolvimento. Essas e outras são facilidades oferecidas pela pioneira plataforma SIGA Invest, desenvolvida pela Prefeitura de Santo André e que conta com a parceria da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para aplicação no mercado de franquias.
O encontro de lançamento aconteceu nesta terça-feira (23/04) no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo. Com o intuito de auxiliar na tomada de decisão sobre onde investir na cidade, o SIGA Invest oferece – de maneira moderna e transparente – informações atualizadas e confiáveis com dados reais a respeito do município, o que minimiza decisões baseadas em suposições e riscos consequentes e atrai mais investidores.
Solução funcional disponibilizado em Santo André desde 2021, o SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense) reúne dados geoespaciais estratégicos, como corredores comerciais, infraestrutura urbana, zoneamento, localização de escolas, linhas de transporte público, e muito mais. Com o SIGA Invest, investidores, empresários e gestores públicos terão acesso a informações relacionadas à educação, saúde, planejamento, desenvolvimento econômico, entre outros.
São aproximadamente 300 camadas de conteúdos diversos disponíveis, como mapas interativos, dados geográficos e outros dados que consideram fatores como infraestrutura, público-alvo, zoneamento e incentivos.
A parceria com a ABF na área de franquias, inclusive, permite acesso a dados relevantes para impulsionar o desenvolvimento de negócios na cidade, especialmente neste setor.
“O mercado de franquias em Santo André faturou mais de R$ 1,9 bilhão em 2024, 6,8% a mais que no ano anterior. Na cidade, temos mais de 1,4 mil operações de franquia que geram cerca de 12 mil postos de trabalho. É um mercado bastante significativo e que pode se desenvolver ainda mais com acesso facilitado a informações de qualidade. Isso ajuda tanto as redes de franquia a identificarem regiões atrativas para abrir unidades, como subsidia potenciais franqueados na decisão de investimento. Ajuda também a fazer um match mais preciso entre o ponto comercial, o público e a oferta de produto ou serviço”, afirma Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF.
Ao disponibilizar uma ferramenta moderna e transparente, o município torna-se ainda mais atrativo para investidores locais e externos. O uso estratégico do território evita a concentração de serviços em áreas específicas e fomenta o crescimento em regiões com maior potencial de desenvolvimento. Com investimentos chegando de maneira orientada, Santo André tem um crescimento potencializado.