
Pela primeira vez em São Bernardo, a ação Pop Rua Jud, iniciada nesta quarta (23/4) e que oferece até sexta-feira (25/4) serviços gratuitos de saúde, orientação sobre programas sociais, suporte jurídico e cuidados pessoais, efetivou mais de 1.000 atendimentos no seu primeiro dia de atividades. Com tendas montadas no estacionamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, voluntários realizam atendimentos como emissão de RG, cadastro em benefícios sociais como o CadÚnico e consulta ao extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), entre outros serviços, a exemplo de corte de cabelo e distribuição de refeições.
Iniciativa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que tem apoio da Prefeitura de São Bernardo, o projeto Pop Rua Jud está em sua 18ª edição. Durante o ato de abertura, o prefeito Marcelo Lima agradeceu ao TRF pela escolha da cidade para sediar a ação. “Podem ter certeza, quantas mais edições possam trazer para São Bernardo, vão ser muito bem-vindas”, pontuou o chefe do Executivo, acompanhado da vice-prefeita Jéssica Cormick e do secretário de Desenvolvimento Social, Henrique Kabeça. “Não tenho dúvida que todos vocês estão aqui pelo coração, para cuidar e ajudar aqueles que estão hoje em situação de rua. Isso que vocês estão fazendo, além de trazer justiça social, vai fazer com que diversas pessoas saiam daqui com o coração aquecido pelas palavras amigas e pelo cuidado que vão receber.”
O presidente do TRF-3, desembargador Carlos Muta, relatou que ao longo das 17 edições já realizadas do Pop Rua Jud, a experiência e aprendizado acumulados eram a garantia de que o evento em São Bernardo seria de grande sucesso. “Estamos aqui a fazer aquilo que nós, servidores públicos, temos por essência: servir o público. E, sobretudo, aqueles que são marginalizados, os invisíveis sociais, aqueles que sequer têm documentos. E, aqui, terão oportunidade de ter documentos, informações e acesso à justiça. Quero agradecer a essa imensidão de colaboradores anônimos que fizeram estar de pé mais esse evento. Obrigado a todos vocês e que nós tenhamos três dias de grande solidariedade, realização de justiça para esses nossos irmãos que mais precisam.”
INICIATIVA – O Pop Rua Jud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com o TRF, além de uma série de parceiros, como o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), TRE (Tribunal Regional Eleitoral), TRT (Tribunal Regional do Trabalho), AGU (Advocacia-Geral da União), PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e Defensoria Pública.
Entre os diversos atendimentos do local um deles foi a jovem Chesley Jeová dos Santos, de 20 anos, que perdeu o RG e precisava da segunda via da certidão de nascimento para obter uma nova via do documento. “Já fiz e vai ficar pronto em uma hora. Achei muito bom”, afirmou. A jovem também escolheu algumas roupas. “Esse tipo de ação é muito importante, porque a vida na rua é muito difícil”, declarou. Para quem já trabalha com esse público, o evento também foi uma oportunidade de ampliar o contato com as pessoas. “Temos a oportunidade de dar acesso à população em situação de rua a vários serviços que precisam ser agendados e por aqui facilitou muito”, afirmou a coordenadora técnica do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Débora Zanutto Cardillo.
O Consultório na Rua atendeu 60 pessoas e aplicou 103 doses de vacina contra a gripe. O Projeto Pop Rua Jud continua até a sexta-feira, das 10h às 15h, na Avenida Redenção, 271, no Centro de São Bernardo.