Após sete anos como presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PSD) se licenciou do cargo e assumiu como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (SEDETI). Ao RDtv desta quarta-feira (23/04), o educador e matemático afirmou que quer utilizar sua experiência profissional e política para estabelecer o diálogo “com todos os CNPJs” da cidade.
O novo chefe da pasta, que substituí Alan Camargo (que seguirá como subsecretário), crê que sua experiência política o fez conhecer os processos administrativos do Poder Executivo e toda a parte legal, o que facilitará na estratégia para a criação de políticas públicas para estabelecer esse diálogo também pedido pelo prefeito Tite Campanella (PL).
“Acho que o grande desafio, como disse ao prefeito e ele me cobrou, é uma escuta ativa, é escutar o que cada seguimento, o que cada mercado tem a dizer, o que cada setor tem a dizer. E não só ouvir, mas executar. Quando ele traz um político, com todo o respeito, nato para a Secretaria é para que de fato a gente construa pontes, faça um diálogo com as demais secretarias para que a gente possa fortalecer cada vez mais São Caetano do Sul.”, justifica.

Além de reuniões com a equipe da Secretaria, Pio Mielo também já fez seu pedido para a Secretaria de Obras em busca de informações sobre o zoneamento da cidade, assim buscando facilitar a chegada de empresas para os locais certos, ou seja, evitar o que ocorreu com uma empresa farmacêutica recém-instalada na cidade que quase não chegou por questões burocráticas.
Outra meta estabelecida é se aproximar de todas as pastas para encaixar ações e ideias que possam preparar a população para o mercado de trabalho local, inclusive na busca de turistas que possam aproveitar as ações culturais e esportivas da cidade, e por consequência, os serviços de gastronomia.
Entre as primeiras ideias que serão trabalhadas está a iniciativa de encontrar a viabilidade para a realização de uma meia maratona no município, o que na sua visão pode ajudar a alavancar o turismo esportivo.
Pio Mielo também ressaltou a importância do retorno da cidade ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a futura integração de ideias e ações, entre elas, os investimentos que serão necessários para lidar com as novas regras tributárias.