
Na manhã de quarta-feira (23/4), um grupo de estudantes do curso técnico em Administração do ensino médio da EE Profa. Ivone Palma Todorov Ruggieri, localizada em Santo André, visitou as instalações do Sebrae-SP na cidade. A atividade integrou as ações desenvolvidas no programa Cultura Empreendedora, promovido pelo Sebrae-SP.
Logo no início, os alunos conheceram a estrutura do prédio do Sebrae-SP e foram informados sobre os espaços disponíveis, como o ambiente de coworking e o estúdio para produção audiovisual, ambos acessíveis gratuitamente. Em seguida, assistiram a uma apresentação conduzida pelo analista de Negócios Osvaldo Serafim dos Anjos Filho, que propôs dinâmicas para demonstrar como é trabalhar sob pressão. Os estudantes também aprenderam sobre o conceito de empreendedorismo e como todos são capazes de desenvolvê-lo.
Bem atuante durante as atividades, D. A. F. de 16 anos e estudante de administração, diz que o curso foi muito importante para ele. “A gente aprendeu que para empreender é preciso ter estratégias e não ter medo de arriscar porque cada vez que a gente se arrisca é um aprendizado novo para a gente levantar e conseguir fazer melhor”, avaliou.
Já o colega de turma, G. V. A. M, também de 16 anos, diz que pensa muito em fazer engenharia. O aluno também destacou que para empreender é preciso arriscar. “É importante aprender com os desafios que o mercado de trabalho nos proporciona”.
O professor da turma, Valter Raimundo Júnior, acompanhou tudo sem se manifestar. Olhava com atenção a participação de cada aluno e gostou do que viu. “O objetivo foi que eles conhecessem um ambiente empresarial. Eu tenho falado bastante em aula da importância das habilidades técnicas para que eles aprimorem”, comentou.
Cultura empreendedora
O Programa do Sebrae tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora em todos os níveis do ensino, desde o fundamental até a educação profissional, nas escolas públicas e privadas.
A analista de Negócios e gestora do Cultura Empreendedora, Joice Lopes Piselli, esclarece que o objetivo principal do programa é tornar o aluno o protagonista de sua própria vida e da construção de sua carreira profissional. “O Sebrae, por meio das parcerias que possuímos com as Diretorias Regionais de Educação, proporciona diversas ações com os alunos do ensino fundamental e médio”, afirma.
Joice diz que este foi o primeiro encontro no escritório do ABC com os jovens do ensino médio. “Tivemos diversas trocas e mostramos a importância do jovem ter um planejamento, metas, sonhos, sair da zona de conforto e caminhar para uma área de conhecimento que depende exclusivamente de uma atitude”, afirma.