
São Bernardo promove neste sábado (26/04) a Caravana da Saúde no Parque, aberto ao público, sem a necessidade de agendamento. A medida acontece na Chácara Silvestre (av. Wallace Simonsen, 1800 – Nova Petrópolis), das 9h às 15h, onde será realizada uma série de atividades que visam a promoção de saúde para a população. Entre as atividades disponíveis haverá avaliação para detecção de câncer bucal, vacinação contra a gripe para o público-alvo, massagem e testagens rápidas de HIV e sífilis.
A população poderá participar ainda de práticas corporais, relaxamento e exercícios respiratórios com a equipe do Programa De Bem com a Vida, atividades lúdicas e jogos para as crianças com a equipe multiprofissional, exposição de produtos confeccionados pelo Nutrarte (Núcleo de Trabalho e Arte) – projeto que desenvolve oficinas terapêuticas e atividades de geração de renda – e atividades específicas para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de um minicurso sobre atuação médica para crianças e adolescentes e orientações sobre riscos cardiovasculares para os pais e responsáveis. A participação é aberta a todos os interessados.
As atividades serão realizadas ao longo do dia, mas duas delas têm horário marcado. Com quatro edições de 30 minutos de duração, às 9h, às 11h, às 13h e às 14h, será realizada a confecção de garrafinhas sensoriais com pessoas com TEA, além de roda de conversa com os pais e responsáveis. Às 14h será a vez do minicurso sobre atuação médica: Projeto Pequenos Doutores para crianças e adolescentes. Também haverá orientação sobre riscos cardiovasculares para os pais e responsáveis dos participantes do curso.
Vacinação
A vacina contra a Influenza também estará disponível, no sábado, na Praça da Matriz, das 9h às 17h, durante a realização do Dia D contra a dengue. Além da vacinação, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará no local, com orientações sobre o Aedes aegipty, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, além de informações sobre outros animais indesejáveis que oferecem risco à saúde pública.