O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Regional Santo André uniu as grandes empresas localizadas em quatro cidades da região (Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André) em um Comitê que debaterá as principais demandas. O diretor-titular do Ciesp andreense, Noberto Perrela, e o vice-diretor titular do Ciesp Regional São Bernardo e CEO do Grupo Marzurky, Eduardo Batistella Mazurkyewistz, ressaltaram a importância do processo associativo para o ABC, em entrevista ao RDtv desta quinta-feira (24/04).
Noberto explica que uma das características do Ciesps é o atendimento das pequenas e médias empresas, principalmente sobre suas demandas. “Normalmente são problemas sobre a falta de estrutura que essas empresas têm. Nem sempre conseguem ter um departamento jurídico, um departamento fiscal adequado para criar o seu negócio e este tipo de demanda que chega até o Ciesp.”, inicia.
No caso das empresas grandes, como contam com uma estrutura maior, então muitas vezes não se aproximam do Ciesp. Então a ideia foi unir todas elas em um mesmo grupo de debater e articular sobre algumas demandas sobre seus seguimentos, buscando impulsionar o setor produtivo local.

“É muito importante que essas empresas estejam juntas e dentro de um Ciesp como uma entidade importante para realmente buscarem algo diferente que a entidade pública não está atendendo, ou seja, buscar o atendimento destas demandas.”, justifica Eduardo que tem sua empresa em Mauá e percebeu a necessidade de trazer estes grupos econômicos para mais próximo do Centro das Indústrias.
Além da articulação, a ideia é conseguir levar as demandas em comum para o Poder Público de cada cidade, assim evitando ações que possam afastar investimentos e assim levando empregos e renda para outras regiões. No primeiro encontro do grupo recém-criado, questões ambientais foram debatidas.
Com a chegada deste Comitê, o Ciesp entende que terá um fortalecimento de sua função regional e a possibilidade de ajudar cada vez mais a região em seu desenvolvimento econômico, algo que vem sendo buscado nos últimos anos em outras esferas como o Consórcio Intermunicipal e a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.