
O mês de maio está chegando e com ele a próxima Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Quem aguarda ainda mais este encontro são os presidentes dos oito legislativos municipais, pois aguardam uma resposta sobre a participação dos vereadores na entidade regional. Idealizador desta iniciativa, o presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (Podemos), considera que os prefeitos entendem as vantagens desta proposta.
“Eu não tenho dúvidas de que eles (prefeitos) aceitarão. Eles sabem que ganham muito com o Legislativo, ganham força de trazer as demandas da população, tendo em vista que os vereadores estão mais próximos da população e assim podem levar as demandas para o Consórcio. Eu vejo com bons olhos essa nova formação do Consórcio.”, justifica.
Dois ofícios foram entregues ao secretário-executivo da entidade regional, Aroaldo Silva. Um foi assinado por todos os sete presidentes das câmaras do ABC. O segundo conta com as assinaturas de Danilo Lima e do presidente da Câmara de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), que nas últimas semanas também vem se aproximando da região com visitas aos legislativos e na recepção de Danilo para a reunião.
A ideia segue como uma espécie de GT (Grupo de Trabalho). Os presidentes das oito casas seriam os titulares e outros oito seriam suplentes, com cada Câmara tendo a liberdade de exercer o modelo que quiser para realizar as escolhas. Algo parecido foi realizado há alguns anos, mas não foi evidenciado.
Há pelo menos uma década os vereadores buscam um espaço dentro do Consórcio Intermunicipal. Várias ideias surgiram e reuniões foram realizadas sobre o tema, inclusive foi cogitada a criação de uma Câmara Regional em 2013, mas sem sucesso.
As conversas esfriaram com as saídas do Consórcio. Diadema deixou a entidade em 2017, retornando em 2019. Em 2023, São Bernardo e São Caetano deixaram o grupo, retornando em 2025. Com a entrada da cidade de São Paulo, houve um processo de fortalecimento e reunião das cidades, o que busca ser aproveitado pelos vereadores.
A expectativa é que a próxima Assembleia de Prefeitos ocorra no dia 6 de maio.