
O esporte radical tomou conta de São Bernardo neste sábado (26/04), com a abertura da 1ª etapa do Circuito Paulista de Skate Park no Parque da Juventude Città di Maróstica. O evento reuniu competidores das categorias mirim, iniciante, amador (feminino e masculino) e máster masculino, trouxe para a cidade grandes nomes do skate nacional.
Organizado pela Federação Paulista de Skate (FPS), com apoio da Prefeitura, o circuito é um dos mais importantes do Estado e vale para o ranking estadual da modalidade. Com entrada gratuita, a competição mobilizou a comunidade local e atraiu visitantes de diversas regiões.
Ao todo, cerca de 140 competidores participaram da etapa, com o talento local e o potencial de todo o Estado no skate park, como o jovem Eduardo Yu, de 12 anos, morador de São Bernardo, que disputou na categoria iniciante.
“Ando de skate desde os cinco anos e hoje estou animado para competir. Quero sempre acertar muitas manobras. A pista aqui é uma das minhas preferidas, é como se fosse a minha casa. Acho muito importante que as pessoas apoiem o skate para que mais gente possa gostar do esporte”, diz o skatista.
O skatista profissional Pietro Nunes, de 14 anos, também de São Bernardo, no bairro Assunção, fez questão de prestigiar a competição. Mesmo sem entrar na disputa, o bicampeão brasileiro compareceu para incentivar os novos talentos. “Treino aqui no Parque da Juventude todos os dias, essa pista é a minha casa. Aqui tem uma das melhores estruturas do Brasil, talvez até do mundo, com half, park e street. Para quem está começando, eu diria que andar de skate aqui é uma diversão. Não é treino forçado, é brincadeira, é todo mundo junto”, relatou o atleta, que atualmente integra a Seleção Brasileira Júnior de Skate.
A lista de importantes nomes da modalidade que passaram pelo evento é extensa, como Ítalo Penarrubia, recordista mundial de maior aéreo do X-Games — competição na qual já conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata no Mega Ramp —, e Dora Varella, duas vezes finalista olímpica (em Paris 2024 ficou na quarta posição no skate park, melhor colocação de uma skatista brasileira na modalidade). Bicampeão brasileiro da modalidade e técnico da Seleção Brasileira, Edgard Vovô também esteve presente no circuito, ao lado do filho Eduardo Feitoza Pereira, o Dudu, que competiu na categoria amador.