
O Brasil foi campeão do 54º Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado em Mar del Plata, na Argentina, entre 25 e 27 de abril. Um dos destaques do título brasileiro foi a atleta Jucilene Sales de Lima, do IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), de São Caetano, que além de conquistar a medalha de ouro no Lançamento de Dardo (62,32m), bateu o recorde da competição.
Jucilene, paraibana de 34 anos, superou a antiga marca continental, que pertencia à colombiana Flor Denis Ruiz, com 61,91m (2017). O resultado fez com que a atleta de São Caetano assumisse o 10º posto no ranking mundial, ao somar pontos relevantes na disputa por uma vaga no Mundial de Tóquio, em setembro. Além do recorde de Mar del Plata, Jucilene também detém o recorde brasileiro (62,82 m) desde 2014.
“Só Deus sabe o que passei nos últimos dias para estar aqui no Sul-Americano e tudo deu certo. Gostaria de agradecer especialmente ao meu treinador, ao meu treinador, João Paulo Alves dos Santos (técnico em São Caetano), e ao fisioterapeuta Elói de Oliveira, que foram fundamentais para minha plena recuperação. Estou muito contente pelo resultado”, disse Jucilene ao site da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), ao final da sua competição.
DOMÍNIO BRASILEIRO
O Brasil confirmou seu favoritismo e manteve a hegemonia de títulos continentais, com 52 medalhas, sendo 20 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze, com 477 pontos (239 no masculino e 238 no feminino).
A Colômbia ficou com o vice-campeonato (184 pontos) e o Chile na terceira posição (146 pontos). O Sul-Americano garantiu pontos para o principal campeonato da temporada, o Mundial de Tóquio, entre 13 e 21 de setembro.