ABC - terça-feira , 29 de abril de 2025

Prefeitura de Diadema pede ajuda a empresários para reformar viaturas da GCM

Novo grafismo e a estreia da IOPE na GCM de Diadema. (Foto: Divulgação)

Foram entregues nesta segunda-feira (28/04) cinco viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, que foram reformadas pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O investimento ficou perto de R$ 25 mil no envelopamento que traz nova identidade visual e também novas divisões para a corporação municipal. Essa foi uma primeira ação de outras que a prefeitura quer viabilizar contando com a ajuda da iniciativa privada.

Segundo a prefeitura, o orçamento da pasta de Segurança Cidadã não previa recursos para a reformar os veículos. Com a mudança visual das viaturas a prefeitura quer implementar ou reforçar pelotões especializados como a Romu (Rondas Municipais), Rotam (Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicletas), a Guarda Ambiental e o Canil). Esses pelotões serão coordenados pela IOPE (Inspetoria de Operações Especiais), uma novidade na GCM de Diadema.

Newsletter RD

O diretor titular do Ciesp, Anuar Dequech Júnior, disse que o aporte do recurso por empresários da cidade veio após duas reuniões com o prefeito Taka Yamauchi (MDB). “Na última reunião que tivemos em fevereiro o prefeito nos solicitou essa ajuda, caso contrário isso só poderia ser feito no fim do ano ou início do ano que vem. Nós entendemos que essa era uma ação importante e, depois que o prefeito explicou que pegou prefeitura com problemas de caixa, atendemos o pedido. Sem dúvida a expectativa é de termos mais segurança na nossa cidade, principalmente para os nossos colaboradores, por isso o investimento para que essa melhoria pudesse vir mais rápido”.

O empresário diz que a insegurança é ainda um dos principais fatores que definem se uma empresa fica ou deixa a cidade. “Diadema é muito bem colocada, servida por rodovias importantes e fácil acesso ao Porto de Santos, mas outras cidades do interior já ofercem boa condição logística também. Ainda hoje a insegurança é um dos maiores problemas e que leva empresas daqui, claro que não apenas a criminalidade, mas também pesam na balança outros fatores. O que entregamos para a prefeitura é como uma troca, estamos apostando que o governo vai trazer mais segurança”, diz Anuar Dequech Júnior.

A prefeitura informou que sem o apoio financeiro do empresariado da cidade não teria recursos para reformar os carros. A administração municipal também planeja abrir mais um concurso público para contratar mais guardas. “As viaturas passaram por adaptações que incluíram o envelopamento, novo grafismo e adequação para a atuação de equipes especializadas, como ROTAM, Ambiental e, futuramente, o Canil. O custo estimado para as adaptações das viaturas foi de aproximadamente R$ 25 mil. Importante destacar que não houve custo para a prefeitura, já que o CIESP reuniu a iniciativa privada, que arcou integralmente com os investimentos necessários”, informa a administração.

A IOPE é uma novidade que a gestão Taka Yamauchi quer emplacar. A reativação da ROMU, inclusive com a formação de novos agentes é outra. A Guarda Ambiental está sendo aprimorada e o Canil ainda é um plano futuro. Para a prefeitura essas ações visam fortalecer a GCM.
Essa não foi a primeira vez que empresários de Diadema se cotizam através do Ciesp para ajudar o poder público. No final dos anos 90 os donos de empresas da cidade se reuniram e cobraram o prefeito, que na época era Gilson Menezes, e conseguiram a doação de um terreno para a construção do Corpo de Bombeiros; em 1997 através de uma associação criada por empresários do Ciesp e integrada por membros da sociedade civil, diversas viaturas novas foram compradas e doadas para a prefeitura, que depois as doou para a Polícia Militar e agora, 28 anos depois, viaturas da GCM foram reformadas com a ajuda dos empresários.

A prefeitura quer continuar contando com a parceria da iniciativa privada para viabilizar projetos na segurança pública e outras áreas. “A Prefeitura pretende continuar buscando apoio junto ao setor privado e instituições para fortalecer a segurança e outros serviços públicos. Entre os materiais e equipamentos planejados para aquisição através de futuras parcerias estão novos equipamentos para combate ao consumo de drogas, enfrentamento aos ‘pancadões’ e implementação de tecnologias como a Muralha Digital (com reconhecimento facial e leitura de placas)”, informa a prefeitura.

Para viabilizar essa reestruturação da GCM, a prefeitura quer contratar mais guardas e para isso precisará fazer um novo concurso público. “Atualmente, a IOPE conta com cerca de 32 agentes, e a prefeitura já planeja a contratação de mais 100 novos guardas. O último concurso público da corporação não possui mais validade”, completa a administração.

As empresas que participaram com recursos para reformar as viaturas foram: Cie Autometal, Produflex, Nova Galrei, Milênio Embalagens, Galvanoplastia Anchieta, Zincagem Martins, Açoservice, Nutri.com, Grupo Biomédic, Grupo Schimitd, Águia Contabilidade, ISA Ilário Serafim Advogados e a Ambroseg Seguros, Benefícios e Investimentos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes