ABC - domingo , 27 de abril de 2025

GCM de São Caetano tem novos corregedor e ouvidor

Moisés e Almeida (ao fundo) assumiram as novas funções nesta segunda (3/2). Foto: Robson de Almeida/PMSCS

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano tem novos corregedor e ouvidor. São, respectivamente, o delegado aposentado e professor de Direito Moisés Maximiano Barretos e o ex-comandante geral da Polícia Militar João Sidney de Almeida. A dupla tomou posse de suas novas funções nesta segunda-feira (3), na Secretaria Municipal de Segurança.

Ambos possuem vasta folha de serviços prestados em São Caetano e no Estado. Barretos atuou no município por 18 anos, onde foi delegado do 1º Distrito Policial, no Bairro Fundação. É professor universitário há 14 anos. Já Almeida é coronel reformado da PM, corporação que chefiou entre 1993 e 1994. Também atuou por 20 anos no Corpo de Bombeiros.

Newsletter RD

“Vamos pensar a segurança de forma moderna, com dedicação integral”, ressalta Almeida, reforçando a missão da dupla em auxiliar a Secretaria de Segurança na condução de assuntos estratégicos. “Trabalharemos em conjunto pela comunidade”, frisa Barretos.

Na Ouvidoria da GCM, Almeida substitui Hélcio Franchi. Sua principal atribuição será servir de elo entre a comunidade e o poder público, encaminhando e ajudando a solucionar as demandas apresentadas pelos moradores.

Já Barretos assume a Corregedoria no lugar de Luiz Brasil para, primordialmente, conduzir os processos administrativos e sindicâncias internas envolvendo os guardas.

Substitutos e substituídos se reuniram para finalizar a transição de dados e informações, em encontro com a presença do secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Alvares Barreiras. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes