
No dia 27 de maio o CIESP SBC realizou, para seus associados e apoiadores, a palestra “A Grande Virada – Regras de Ouro da Superação”, ministrada pelo conferencista internacional, José Luiz Tejon, referência no país quando o assunto é superação. O evento marcou o Dia da Indústria e do Emprego, trazendo a todos a oportunidade de refletir em como enfrentar o momento difícil vivido pelo país.
Tejon falou para uma plateia de 400 pessoas tiveram a oportunidade de aprender muito e se inspirar através das suas palavras. O palestrante iniciou sua fala abordando a crise atual. “Viva a crise, viva a dificuldade. Se pararmos, somos atropelados. O ser humano engajado vê aquilo que o outro não vê”, aconselhou.
“Os empresários não existem para atender as pessoas e sim para inspirar os seus. Os momentos de dificuldade pedem criatividade, transformar o complexo em simples. Temos que buscar a riqueza onde não buscávamos antes”, continuou o palestrante.
Para vencer a crise, Tejon diz que o correto é aproximar de quem já esteja vencendo. “Não tema a incerteza porque ele sempre estará presente. Não temos o direito de nos acovardar”. Para Tejon, os indivíduos são resultados dos relacionamentos que escolhemos e é preciso prestar atenção nas pessoas admiráveis, bem como sair da zona de conforto.
A abertura do evento foi do Diretor Titular do CIESP SBC, Hitoshi Hyodo, que lembrou o momento delicado pelo qual passa o país. “Enfrentamos toda ordem de dificuldade, com uma grande retração da atividade econômica, que provoca a gravíssima crise de emprego, e em especial em São Bernardo do Campo, onde vemos diariamente nos jornais manchetes envolvendo demissões ou layoff em algumas de nossas montadoras de veículos. Mas, o que não sai nos jornais, são as graves dificuldades das médias e pequenas indústrias, dos médios e pequenos empreendedores, comerciantes, que estão há meses em processo de total deterioração de suas atividades, dos empregos, de sua história, de as vida”, disse.