
Com investimentos na ordem de R$ 20 milhões, a Coop – Cooperativa de Consumo inaugura no próximo 1º de outubro a segunda unidade na cidade de Tatuí, interior de São Paulo. A 29ª loja da rede ocupará as instalações da Fábrica Santa Adélia, antiga tecelagem localizada na rua Coronel Lúcio Seabra 772 – centro – um prédio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Com a oferta de 23 mil itens, a nova unidade conta com área de atendimento de 2.300 m² – o que inclui a drogaria; 16 checkouts, 119 vagas de estacionamento e atuação de 132 colaboradores.
De acordo com o diretor-presidente Marcio Francisco Blanco do Valle, além do interior de São Paulo estar registrando bons índices de crescimento, a Coop foi a primeira unidade fora do eixo onde a Rhodia possuía unidades. “Tatuí foi o marco da nossa efetiva independência para um crescimento sólido e estratégico”, declara o executivo.
Novos conceitos
Espera-se que esta loja seja a mais moderna e sustentável de toda a rede. Entre os diferenciais está o uso de CO2 no sistema de congelados e do propileno glicol no de refrigerados, o sistema de ar-condicionado central apresenta um dispositivo de captação da água de condensação para reúso e o sistema de exaustão do estacionamento é por indução, que permite o controle do monóxido de carbono no ambiente. A nova unidade de Tatuí também implantará um novo conceito de loja, que usa pastilhas, cerâmicas, e mobiliários mais baixos para tornar o ambiente menos sufocante. “É como se fosse uma extensão da nossa casa”, ressalta a gerente de marketing, Cláudia Montini.
Atualmente é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina e ocupa a 13ª posição do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). São cerca de 5,4 mil colaboradores diretos. Das 28 unidades de distribuição, 21 estão no ABC.